Telerradiologia

Telerradiologia: tudo o que você precisa saber sobre os benefícios dos laudos a distância


Você sabia que graças à telerradiologia é possível obter laudos de exames radiológicos de qualquer lugar que você esteja? Entenda como isso é possível e quais são seus benefícios.

O que é telerradiologia?

A telerradiologia é uma especialidade que permite avaliar remotamente exames radiológicos digitais. A telerradiologia permite que, independente de estar em um grande centro ou não, as pessoas tenham acesso a laudos de excelência realizados por especialistas e ultra-especialistas. Tempos de entrega de resultados e custos podem ser reduzidos com essa emissão de laudos médicos a distância. A telerradiologia permite laudos de radiologia geral, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia, densitometria óssea e medicina nuclear. Até por conta dos vários e óbvios benefícios oferecidos, as empresas de telerradiologia estão cada vez mais tecnológicas, garantindo segurança e confiabilidade a todos seus pacientes.

Como funciona a telerradiologia?

Os exames são executados da mesma forma que um laudo convencional. A diferença é que, ao término da obtenção das imagens, em vez de mandar para o sistema interno da clínica para que um médico local realize o laudo o técnico as envia para uma plataforma digital de telemedicina para que médicos especialistas e ultra-especialistas possam interpretá-las e emitir telelaudos de excelência. Estes telelaudos ficam disponíveis remotamente e possuem a mesma validade de laudos normais.

Benefícios da telerradiologia

Além da facilidade e comodidade, há outros benefícios em optar pela telerradiologia. Veja:

Laudos a distância e as soluções para telerradiologia

Os laudos a distância possuem a mesma validade dos laudos tradicionais, são emitidos através de processo seguro de ponta a ponta são uma excelente solução.

Diferença entre a telerradiologia e a radiologia convencional

A principal diferença entre ambas é a forma de emissão do laudo médico. Na telerradiologia, o laudo é emitido e interpretado remotamente por médicos especialistas e ultraespecialistas, sem a necessidade de estarem presentes na clínica ou hospital de realização do exame. Na radiologia convencional é necessário manter os profissionais no local da realização do exame para interpretar as imagens obtidas, o que demanda maiores custos e tempo.

Regulamentação da telerradiologia no Brasil

Essa especialidade é regulamentada desde o ano 2009, com a última revisão feita em 2014.

O que é necessário para implementar a telerradiologia na clínica ou hospital?

Além de equipamentos radiológicos, uma estrutura de rede / internet é necessária para usufruir dos benefícios da telerradiologia em uma clínica ou hospital. A telerradiologia é uma escolha inteligente para clínicas e hospitais que desejam oferecer laudos melhores aos seus clientes e ao mesmo tempo reduzir custos e aumentar a rapidez na emissão desses laudos.

Qual sistema é utilizado? É seguro?

Existem vários sistemas dedicados de telerradiologia, muitos já certificados pela ANVISA, com priorização da segurança das informações e dos processos, temas cada vez mais importantes em tempos de LGPD.

Mais matérias